Os melhores destinos para surfar no Brasil

.
admin admin em 10/02/2015


A grandiosidade do litoral brasileiro garante possibilidades para todos os perfis de viajantes, agradando desde aqueles que pretendem simplesmente se refrescar nos dias de intenso calor até os que buscam a onda perfeita para surfar. Como o dia 09 de fevereiro é o dia do surfe no Brasil e no mundo, hoje vamos listar os melhores destinos para surfar ao longo da costa que banha as terras tupiniquins. Antes de comentar cada um desses lugares, vale lembrar que todos eles são capazes de proporcionar momentos igualmente incríveis, tanto para surfistas mais experientes quanto para banhistas que preferem apenas admirar o espetáculo da areia. Agora sim, dá uma olhada nos destinos que indicamos no post de hoje!

Florianópolis – SC

O litoral de Florianópolis é cheio de surpresas capazes de agradar a todos.

A capital catarinense é bastante democrática justamente por ser dona das principais praias da região sul. Banhistas e surfistas convivem em harmonia nas águas que banham a cidade e conseguem desfrutar de todas as possibilidades que o local oferece, cada um à sua maneira. Os que não perdem uma onda têm como ponto de encontro a Praia do Campeche, onde as ondas chegam a um metro de altura durante o inverno. É o lugar perfeito, portanto, para quem quer praticar e aprimorar seu desempenho no esporte. A melhor época para surfar na Praia do Campeche é entre os meses de julho e setembro, quando as ondas longas demoram a quebrar. Outras praias muito procuradas pelos surfistas em Florianópolis são: a Praia do Moçambique, Galheta, Praia Mole e Morro das Pedras.

Ubatuba – SP

Ubatuba tem no surf sua principal paixão.

O surf faz parte da história de Ubatuba, que desde a década de 60 teve suas praias desbravadas por jovens ousados e que marcaram os principais capítulos históricos da região. Hoje, a cidade é palco para diversos torneios mundiais, atraindo surfistas do mundo todo, inclusive quando não há nenhum evento programado. Na cidade, o grande destaque fica por conta da Itamambuca, mas é possível surfar também na Praia Grande, Praia do Félix e Praia das Tontinhas. Para os banhistas que querem apenas admirar as manobras, muitas dessas praias contam com infraestrutura completa, garantindo todo o necessário para passar o dia diante das magníficas ondas que desafiam os surfistas.

Niterói – RJ

As praias de Niterói proporcionam experiências incríveis para os surfistas.

Niterói está entre os melhores destinos para surfar graças ao litoral bem diversificado. Se de um lado, há praias tranquilas e perfeitas para o banho, do outro, veranistas e surfistas veem ondas que são verdadeiros convites para a prática do esporte. Neste cenário, a Praia de Itacoatiara e a Ilha Mãe são as mais procuradas por quem quer surfar. Em Itacoatiara, a melhor época para encontrar a onda perfeita é durante o inverno, quando acontecem grandes competições no local. Já a Ilha Mãe é conhecida pelas ondas tubulares, o que exige maior experiência por parte do surfista que planeja desbravá-la.

Rio de Janeiro – RJ

No Rio de Janeiro, é muito fácil encontrar a onda perfeita.

Tanto na capital fluminense como nas cidades em torno da Cidade Maravilhosa, ficam algumas das melhores praias brasileiras para o surf. Saquarema, por exemplo, é um destino muito buscado pelos atletas da modalidade, considerada por muitos a capital do surf no Brasil por abrigar Itaúna, onde as ondas lembram as do Havaí. De volta ao Rio de Janeiro, surfistas costumam se encontrar em lugares como São Conrado, Praia da Macumba e Praia do Leme.

Salvador – BA

A Praia do Forte consegue agradar diferentes perfis de turistas, inclusive os que viajam para surfar.

O nordeste é todo um mar de possibilidades para os surfistas, que podem percorrer diferentes cidades da região, encontrando em cada uma delas um cantinho perfeito para surfar. Em Salvador, por exemplo, há duas praias que agradam os surfistas: a Praia do Forte e Barravento. Nesta última, as ondas chegam a atingir dois metros de altura e são tubulares, principalmente no inverno. A Praia do Forte, por sua vez, tem um grande aliado para cativar os surfistas, que é o fundo de coral, responsável por deixar o mar bastante agitado, desafiando os atletas da modalidade.

Fernando de Noronha – PE

Cacimba do Padre é a preferida entre os surfistas que frequentam Fernando de Noronha.

Que Fernando de Noronha é um paraíso, todo mundo sabe. O que poucos sabem é que o arquipélago tem o cenário dos sonhos para qualquer surfista se apaixonar. Não por acaso, suas praias já sediaram mundiais e importantes campeonatos da modalidade. As ondas da praia Cacimba do Padre são as mais desafiadoras na região, facilitando a prática do esporte e deslumbrando os atletas com o cenário paradisíaco. Durante os torneios, a faixa de areia em torno da praia costuma acomodar os expectadores que não se cansam de observar as manobras e admirar a belíssima paisagem.

Conhece algum outro lugar que está entre os melhores destinos para surfar? Deixe suas sugestões em um comentário!

Crédito das imagens: Shutterstock.com

Comentários