O que é pó de arroz?

Esse talco não é composto de arroz, e o mais curioso é que não há relação entre o pó...
admin admin em 25/04/2014
pó de arroz

Muita gente já ouviu falar dele, mas a grande verdade é que poucas são as pessoas que podem dizer com toda a certeza que sabe ao certo o que de fato vem a ser o chamado pó de arroz.

Pois é para esclarecer essa dúvida que esse artigo foi feito, para que você tenha condições de saber ao certo o que é o pó de arroz, e possa entender quando ele for
citado em alguma conversa despretensiosa.

Pó de arroz: muito comum na maquiagem

O pó de arroz é o nome dado a um tipo de talco que é muito usado pelas mulheres, especialmente, para fazer maquiagem do rosto.

É um talco inodoro, ou seja, não possui cheiro, o que o torna perfeito, especialmente para quem sofre de algum tipo de alergia.

Apesar do nome, esse talco não é composto de arroz, e o mais curioso é que não há relação entre o pó de arroz e o grão usado na alimentação. A origem do termo se deve ao fato de que as mulheres do século XIX costumavam usá-lo para clarear bastante a pele de seus rostos, o que às tornava brancas como é o arroz.

pó de arroz

O pó de arroz e o futebol

Para quem gosta de futebol, a expressão pó de arroz é muito utilizada para se referir aos torcedores do Fluminense, que é um grande clube da cidade do Rio de Janeiro.

E essa expressão tem origens no inicio do século XX, quando jogadores negros ainda sofriam preconceito dentro dos clubes brasileiros, e o Fluminense, que era um clube notadamente da elite, tinha por hábito pintar o rosto de seus jogadores negros para fazê-los parecer mais “brancos”. Com isso, se usava muito pó de arroz, que acabou por se tornar o apelido de seus torcedores.

Em um jogo, ainda nos anos 20, reza a lenda que uma chuva torrencial caiu sobre o campo e acabou por revelar a verdadeira cor da pele dos jogadores tricolores, derrubando a farsa e criando o mito.

Comentários