Lugares para ver golfinhos no Brasil

.
admin admin em 16/12/2014


Toda a amabilidade dos golfinhos é fascinante. Difícil conhecer alguém que não se encante por seus rostos amigáveis e sorriso característico. Tanto é que muitos parques temáticos, principalmente nos Estados Unidos, criam o animal em cativeiro, trabalhando com eles em diferentes apresentações e shows. A prática, porém, não é vista com bons olhos por defensores ambientais, afinal priva o mamífero de sua vida natural, mantendo-o longe de seu habitat: o mar.

Aqui no Brasil, contudo, estes animais são protegidos e vivem livremente, o que não impede de avistá-los ou entrar em contato. Em algumas ilhas ou baías brasileiras, é possível acompanhar a rotina dos golfinhos, de longe ou de perto, sem atrapalhar ou prejudicar o seu dia-a-dia. Quer ter essa experiência? Conheça agora os melhores lugares para ver golfinhos no Brasil e se prepare para momentos mágicos, ao lado desses simpáticos cetáceos!

Fernando de Noronha – PE

No arquipélago, os golfinhos são protegidos pelo projeto Golfinho Rotadores, criado em 1990. Dentre os objetivos, ganham destaque a conscientização para a preservação ambiental, melhorias na qualidade dos serviços em ecoturismo e estudos da história natural e ambientação dos golfinhos com o turismo náutico.

O Mirante dos Golfinhos, em Noronha, fica diante de um cenário deslumbrante.

É possível interagir com os animais de duas maneiras: a partir do Mirante dos Golfinhos, onde o acesso é feito por uma trilha de 1 km, a partir do estacionamento da Baía do Sancho e em passeios de barco. Na primeira opção, os visitantes ficam longe dos mamíferos e podem avistá-los melhor com os binóculos oferecidos pela equipe responsável pelo projeto, sempre a partir das 7h.

Os passeios de barco são organizados por profissionais locais e permitem um contato mais próximo. Durante a excursão, os golfinhos dão o ar da graça, saltando e girando em torno da embarcação, fascinando a todos e rendendo ótimas fotografias.

Baía da Formosa – RN

O pequeno vilarejo de pescadores é ofuscado pela badalada Praia da Pipa, no litoral potiguar, mas merece a atenção dos visitantes que têm o privilégio de conhecer as praias do Rio Grande do Norte.

Observar os golfinhos durante o entardecer é uma experiência ainda mais enriquecedora.

Ali os passeios de barco também garantem proximidade com os golfinhos, mas é possível ter uma experiência ainda mais bonita e mágica, na praça central da cidade. Conhecida como Praça do Pôr-do-sol, é o lugar perfeito para observar as cores do entardecer e, horas antes, avistar a movimentação dos animais que vivem na região. Ali, rendeiras e outros artesãos completam o passeio, expondo seus trabalhos e conversando amigavelmente com os turistas que saem dali admirados com a beleza e tranquilidade do lugar.

Baía Formosa fica a apenas 95 km de Natal.

Praia do Curral – RN

Na cidade de Tibau do Sul, outro refúgio para os golfinhos e paraíso para veranistas é a Praia do Curral, também conhecida como Baía dos Golfinhos. O acesso até a praia é feito apenas durante as marés baixas e de barco. Em algumas épocas do ano, é possível chegar até lá caminhado, mas a prática não é recomendada, pois a maré pode subir rapidamente, isolando visitantes.

Como donos da região, os golfinhos nadam tranquilamente por ali e até aceitam companhia humana, desde que não se sintam ameaçados. Uma vivência única e inesquecível que promete deixar ainda mais emocionante a viagem de qualquer um.

Ilha Grande – RJ

A Ilha Grande pertence ao município de Angra dos Reis e entre suas inúmeras belezas naturais, os golfinhos brilham como estrelas principais, garantindo momentos únicos aos viajantes.

Durante os passeios de barco em Ilha Grande, é muito fácil ser recepcionado pelos golfinhos que vivem na região.

Costumam acompanhar as embarcações e para entrar em contato basta ter paciência: quando estão se alimentando, não gostam de serem perturbados, mas entre os intervalos das refeições permitem uma proximidade maior. O melhor local para isso é na enseada de Abraão, principal porta de entrada da ilha, o que facilita ainda mais os planos de quem quer ver golfinhos.

Ilha do Superagüi – PR

O Parque Nacional do Superagüi, que abriga a ilha de mesmo nome, é um paraíso escondido no litoral paraense. A região é formada por praias desertas e manguezais intactos, responsáveis por criar cenários paradisíacos e perfeitos para a sobrevivência de diversos animais, inclusive golfinhos, que recepcionam as embarcações, nadando e saltando ao lado.

Baía dos Golfinhos – SC

O litoral catarinense concentra algumas das mais belas praias da região sul. Dentre elas, está a Praia da Armação da Piedade, melhor ponto da baía para ver os golfinhos. Cerca de cem golfinhos da espécie tucuxi fiem ali, dando o ar da graça sempre que são atraídos por barcos e outras embarcações que navegam pelas águas da região.

Ao visitar estas praias e ilhas, não se esqueça de dar uma atenção especial aos golfinhos, sempre respeitando seus hábitos e habitat!

Crédito das imagens: Shutterstock.com

Comentários