Fuja da anorexia e bulimia!

Anorexia e bulimia são dois distúrbios alimentares que acometem muitas pessoas ao redor do mundo, e que chegam, inclusive,...
admin admin em 04/05/2014
Anorexia Bulimia

Anorexia e bulimia são dois distúrbios alimentares que acometem muitas pessoas ao redor do mundo, e que chegam, inclusive, a causar mortes.

Pois vamos aqui, conhecer um pouco mais sobre os dois males, para que você possa fugir de vez do fantasma e dos problemas que eles podem ocasionar.

O que é anorexia e bulimia?

A anorexia é caracterizada pela incidência de uma dieta alimentar insuficiente por parte da pessoa, o que acaba por gerar perda considerável de peso e muito estresse físico. Normalmente é causada por problemas psicológicos e por uma conjunção de outros fatores, que vão desde os componentes sociais até os componentes fisiológicos.

A bulimia é caracterizada pelo surgimento de períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos de eliminação por meios não saudáveis dos alimentos ingeridos, por exemplo, por vômito induzido. Há também casos em que a pessoa como bulimia faz uso de laxantes para se desfazer mais rapidamente dos alimentos ingeridos. Assim como a anorexia, a bulimia também é causada por fatores psicológicos, mas está mais relacionada a quadros de depressão maior.

Anorexia Bulimia

Quem pode ter?

Tecnicamente, qualquer pessoa pode vir a apresentar quadros de anorexia ou de bulimia, no entanto, a maior parte das vítimas desses dois distúrbios alimentares severos são mulheres, e na maior parte dos casos, são adolescentes.

Os motivos, como já dito, são mais ligados a problemas psicológicos e a depressão, que são muito comuns entre jovens na atualidade, especialmente por causa da aceitação.

Baixa-autoestima também pode levar uma pessoa a desenvolver algum dos dois distúrbios alimentares, já que a pessoa começa a se enxergar de modo diferente de como ela realmente é, e passa a buscar a magreza extrema para se “adequar” ao ideal de beleza vigente, especialmente no caso da anorexia.

No caso da bulimia, o problema tem mais a ver com uma combinação entre problemas de autoestima, associados a um sentimento de autopunição, onde a pessoa se sente culpada por ter comido tanto, e se considera não merecedora daquele alimento.

Comentários