Bolo de cenoura e calda de chocolate com casquinha

Uma delícia, né? Vem ver como faz!
admin admin em 03/09/2014


Ingredientes:

1) 2 xícaras de açúcar
2) 4 ovos
3) 3 cenouras médias raladas
4) ½ xícara de óleo
5) 2 e ½ xícaras de farinha de trigo
6) 1 colher de sopa de fermento

Bata no liquidificador o óleo, o ovo e a cenoura ralada. Bata até que forme uma massa uniforme. Não tenha pressa e vá dando pausa no liquidificador para não superaquecer. Adicione o açúcar e bata novamente por aproximadamente 5 minutos. Coloque a mistura que foi batida no liquidificador em uma tigela. Em seguida peneire a farinha de trigo com o fermento. Com o auxílio de um batedor ou colher de pau, misture bem e delicadamente, até que a massa fique homogênea:

Bolo de cenoura e calda de chocolate com casquinha

Unte uma forma com manteiga e farinha (ou use papel manteiga) e coloque a massa. Leve ao forno pré-aquecido em 180° por 40-50 minutos. O tempo pode variar de acordo com a potência do seu forno, então o ideal é a partir dos 40 minutos abrir o forno e espetar o bolo com um garfo ou palito de dente, só retire do forno se a garfo sair limpinho e sem resíduos de massa. Unte uma forma com manteiga e farinha (ou use papel manteiga) e coloque a massa. Leve ao forno pré-aquecido em 180° por 40-50 minutos.

O tempo pode variar de acordo com a potência do seu forno, então o ideal é a partir dos 40 minutos abrir o forno e espetar o bolo com um garfo ou palito de dente, só retire do forno se a garfo sair limpinho e sem resíduos de massa. Então é só retirar do forno e cobrir com a calda de chocolate. O resultado é apaixonante:

Bolo de cenoura e calda de chocolate com casquinha

Bem, muita gente tenta reproduzir a tal calda de chocolate em casa e não consegue. Quando dá errado são por dois motivos: pouco açúcar, ou pouco tempo de cozimento. Esses dois fatores que fazem a calda ficar brilhante, sequinha na superfície (fazendo a tal casquinha) e úmida por baixo, ou seja, faz a calda ser perfeita. Vamos lá:

1) ½ xícara de achocolatado em pó
2) ½ xícara de açúcar;
3) 1 colher de sopa de óleo;
4) 3 colheres de sopa de leite;
5) 2 colheres de sopa de manteiga (ou margarina culinária).

Em uma panela em fogo médio, adicione o leite, a manteiga e o óleo. Quando a manteiga derreter, adicione o açúcar e o achocolatado. Misture bem e o tempo todo. A mistura começará a borbulhar bastante
e quando estiver como na foto é só desligar o fogo: Com a calda pronta é só cobrir o bolo (assim que a calda sair do fogo). Espere alguns minutos que a mágica acontecerá e a calda ficará sequinha e crocante por cima.

Comentários