8 destinos brasileiros que são Patrimônio da Humanidade

.
admin admin em 16/12/2014


Com o intuito de incentivar a preservação de bens culturais, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a Convenção do Patrimônio Mundial. Em andamento desde o ano de 1972, esta convenção já elegeu cerca de 1000 lugares como patrimônio mundial da humanidade, tanto na categoria natural, quanto histórica e cultural. Destas mil localidades, 18 ficam no Brasil e com post de hoje você vai conhecer 8 delas.

Depois disso, você vai entender que para merecerem serem incluídos nos roteiros de suas próximas viagens, estes destinos brasileiros oferecem muito mais que beleza, despertando a atenção ainda para outros aspectos como sua importância cultural, histórica e/ou natural para todo o planeta. Veja mais sobre cada um destes lugares e entenda o que estamos falando!

1. Olinda

O centro histórico de Olinda é cercado pelo verde e pelo mar, o que deixa o lugar ainda mais bonito.

A cidade irmã de Olinda ganhou o título de Patrimônio Histórico e Cultural pela Unesco no ano de 1982, sendo o seu centro histórico o segundo brasileiro a fazer parte da lista. Suas construções charmosas dividem cena com o verde da mata e a beleza das praias e servem como plano de fundo para um dos carnavais mais animados do país.

2. Salvador

Salvador foi a primeira capital do país e toda essa importância histórica foi reconhecida pela Unesco.

O título concedido pela Unesco veio no ano de 1985 e funcionou como mais uma razão para impulsionar a movimentação turística da capital baiana. Hoje, Salvador está entre os destinos mais visitados do país e é conhecida por conquistar o viajante tanto pelo estômago quanto pelo olhar, graças à delícia de sua culinária típica e à imponência de muitas de suas construções históricas, que se espalham por entre ladeiras e diante do litoral. O principal astro deste cenário é, com certeza, o Pelourinho, região que concentra as igrejas mais famosas, bem como a parte mais antiga da cidade.

3. Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um dos mais belos paraísos tombados como Patrimônio.

Desde 2001, o arquipélago de Fernando de Noronha foi eleito como Patrimônio Mundial pela Unesco, mas vem chamando a atenção de turistas brasileiros e estrangeiros muito antes disso. O mar de água azul, que ganha tonalidade esverdeada em algumas praias, é refúgio para diferentes animais, especialmente marinhos, o que exige um cuidado mais atento de ambientalistas. Por isso, suas ilhas são ambientalmente protegidas e podem ser exploradas apenas de forma consciente. O projeto mais famoso é o Tamar, instalado no arquipélago com o intuito de manter a salvo algumas espécies de tartaruga.

4. Brasília

Brasília é uma imensa obra de arte a céu aberto.

As obras de Oscar Niemeyer não apenas embelezaram Brasília, como também fizeram com a que a capital do país merecesse o título de Patrimônio Mundial. O projeto arquitetônico inovador impressiona até mesmo os mais entendidos no assunto, sem deixar de agradar os que querem apenas admirar a graciosidade de suas curvas e ruas sem esquina.

5. Ouro Preto

As casinhas e igrejas históricas de Ouro Preto formam

Além de Ouro Preto, outras cidades históricas de Minas Gerais foram eleitas como Patrimônio Mundial, mas a antiga capital do estado é, sem dúvidas, o grande destaque. Suas casinhas e igrejas erguidas ainda no século 18 são responsáveis por classificar a cidade como uma das mais charmosas do país. É entre essas antigas construções que se instalaram diversos pontos culturais, como cafés, livrarias, museus e outros estabelecimentos que são uma mescla de tudo isso.

6. Cataratas do Iguaçu

As Cataratas têm dois títulos de grande importância: Patrimônio Natural da Humanidade e é uma das Sete Maravilhas da Natureza.

As Cataratas do Iguaçu e o Parque Nacional do Iguaçu, reserva onde está localizada uma das 7 maravilhas da natureza, receberam o título de Patrimônio da Humanidade em 1984 e desde então vêm atraindo o olhar de viajantes do mundo todo. A fama deste impressionante conjunto de quedas d’água aumentou ainda mais em 2011, quando participaram da campanha mundial para a escolha das novas sete maravilhas naturais do mundo. Para sentir a magia que o lugar exerce sobre os visitantes, não basta ver fotos. É preciso caminhar pelas suas trilhas, sentir o cheiro da mata, ouvir o barulho da água e lavar a alma em meio às passarelas que ficam diante das quedas.

7. São Miguel das Missões

No Rio Grande do Sul, fica o pouco que sobrou do tempo em que os jesuítas permaneceram no Brasil.

Uma das poucas ruínas jesuíticas encontradas no Brasil, São Miguel das Missões fica no Rio Grande do Sul e atrai a atenção especialmente dos visitantes que querem fugir de atrações turísticas mais badaladas e daqueles interessados em história e arquitetura. Trata-se de um sítio arqueológico, declarado como Patrimônio Mundial pela Unesco no ano de 1983. Além de observar o que sobrou das igrejas e moradias dos jesuítas, o viajante pode visitar um museu e uma feira artesanal, onde imagens sacras e outros objetos podem ser observados ou adquiridos.

8. Pantanal

As belezas do Pantanal são praticamente incontáveis e indescritíveis.

O Pantanal abriga tantas belezas naturais, que chega ser difícil descrever sua importância e a magia que toma conta de seus cenários. O bioma se estende ao longo dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e abriga diversas espécies de animais e plantas, ganhando o coração de turistas que gostam de aventura e não perdem a chance de passar momentos de pura intimidade com a natureza. Toda essa riqueza ganhou ainda mais reconhecimento no início da década, em 2000, quando o Pantanal foi declarado como Patrimônio Natural da Humanidade.

Independente do título concedido pela instituição, cada um destes lugares merecem ser visitados ao menos uma vez na vida pelos brasileiros. Nunca é demais, porém, reconhecer a importância de ter tantos lugares tombados como patrimônio mundial pela Unesco. Então, que tal começar a valorizar todos esses méritos brasileiros escolhendo pelo menos um destes destinos brasileiros para a sua próxima viagem?

Crédito das imagens: Shutterstock.com

Comentários