5 ilhas paradisíacas que estão desparecendo

.
admin admin em 10/02/2015


As cores e os tons que compõem as belezas de algumas ilhas são tão impressionantes que fazem com qualquer viajante se apaixone imediatamente. Alguns destes lugares despertam diferentes emoções, provocando o desejo de nunca se afastar ou permanecer diante de tais paisagens o máximo de tempo possível. Parecem irreais, mas estes lugares existem e são encontrados aos montes por aí, para alegria de quem não perde a oportunidade de entrar em contato com cenários paradisíacos. Infelizmente, a humanidade corre o risco de perder estes pequenos pedaços do paraíso e esta perda será irreparável. É o que pode acontecer com as ilhas que aparecem no post de hoje.

O plano de fundo perfeito para uma lua-de-mel ou uma viagem em família, estas ilhas estão sendo engolidas pelo mar, literalmente, em função do descongelamento de geleiras, que provoca o aumento do nível dos oceanos. A previsão é que muitas delas tenham desaparecido completamente em menos de 20 anos. Por isso, quem não quer perder a chance de ver de perto estas divindades criadas pela Mãe Natureza precisa correr e se organizar. Quanto antes uma viagem a estes paraísos for marcada, maiores são as chances de presenciar estes espetáculos naturais. Veja agora quais ilhas fazem parte desta lista e programe-se o quanto antes!

Kiribati

Kiribati é a definição perfeita para paraíso.

Um dos paraísos pertencentes à Polinésia, Kiribati tem uma área de apenas 811 km², onde vivem pouco mais de 100 mil habitantes. Os cenários por lá não poderiam ser mais encantadores: água cristalina e pintada por diferentes tonalidades de verde, areia branquíssima e coqueiros que recepcionam os visitantes assim que chegam à ilha, garantindo ainda a sombra necessária para curtir a tranquilidade de suas praias por horas e horas. Cerca de seis mil privilegiados chegam a este pequeno país todos os anos. O número tende aumentar nos próximos anos, principalmente se a ideia for visitá-lo enquanto ainda der tempo de conhecer de perto suas belezas paradisíacas. A situação é tão alarmante, que o governo local comprou terras nas ilhas vizinhas, além de trabalhar em um plano de evacuação em massa para outros países da região.

Tuvalu

As ilhas de Tuvalu são donas de alguns dos cenários mais espetaculares do planeta.

O pequeno arquipélago de Tuvalu é formado por 30 ilhas, todas incrivelmente paradisíacas, e apenas 26 km² de área. Este número reduzido diminui a cada dia, já que 85% deste território estão apenas um metro acima do nível do mar. Sua localização, portanto, pode ser considerada privilegiada quando o assunto é beleza natural, mas arriscada no que diz respeito à sua sobrevivência. O número de habitantes não passa de 12 mil e toda esta pequena população deverá migrar para Austrália ou Nova Zelândia. A única preocupação em relação a este êxodo é que o povo perca sua identidade cultural, marcada por costumes e tradições muito marcantes e particulares.

Palau

As formas peculiares das ilhas de Palau são incrivelmente fascinantes.

Maior que alguns dos outros arquipélagos do nosso post de hoje, Palau é um país que abriga mais de 250 ilhas e apenas 20 mil habitantes. Quando vista do alto, a nação parece ser um aglomerado de pedaços de terra inundados pela água, já que o verde toma conta de seu território, sendo muito difícil avistar trechos cobertos por areia ou terra. Em função do aquecimento global, os corais que protegem as ilhas vão desaparecer, fazendo com que suas ilhotas sejam engolidas pelo mar.

Ilhas Seychelles

Impossível não cair de amores pelas praias paradisíacas das Ilhas Seychelles.

Dentre as ilhas que estão desaparecendo, as Seychelles têm grandes chances de sobreviverem graças às medidas de preservação adotadas pelas autoridades locais. Metade do seu território é protegida por leis ambientais, o que mantém a salvo suas belezas naturais capazes de tirar o fôlego de qualquer visitante. O arquipélago é formado por 115 ilhas, onde cerca de 90 mil habitantes convivem em harmonia com a fauna e flora locais. Além da exuberância natural, o país é dono de uma rica identidade cultural, capaz de encantar os viajantes que gostam de conhecer hábitos e costumes diferentes daqueles praticados em seu país de origem.

Ilhas Maldivas

O paraíso perfeito para casais em lua de mel, as Ilhas Maldivas também correm o risco de desaparecer.

As Ilhas Maldivas são o sonho da lua-de-mel para muitos casais apaixonados. Seus resorts com bangalôs sobre as águas cristalinas são mais que inspiradores para momentos de pura intimidade entre os recém-casados, proporcionando o clima perfeito para selar o matrimônio. Infelizmente, suas mais de 1200 ilhas e 26 atóis podem desaparecer completamente, devido a uma série de fatores. De todo o seu território, 80% estão apenas a um metro de altitude, o que facilita a inundação à medida que o nível do mar aumenta. Para contornar este problema, o governo pretende comprar território de países vizinhos como Sri Lanka, Austrália e Índia para então realocar os 330 mil habitantes que vivem em suas ilhas.

Quais dessas ilhas você visitaria hoje mesmo? Deixe sua opinião nos comentários!

Crédito das imagens: Shutterstock.com

Comentários