5 destinos brasileiros para viajar sozinho

.
admin admin em 05/12/2014


Planejar uma viagem e cair sozinho na estrada, sem a companhia de amigos, parceiros ou família, é uma tendência cada vez maior entre os brasileiros. Quem nunca passou pela experiência pode ter suas dúvidas e receios e, por isso, é preciso frisar as vantagens e benefícios deste tipo de viagem.

Geralmente, os viajantes independentes, como são conhecidos os adeptos da prática, comentam o prazer do autoconhecimento, que apenas dias mais solitários podem proporcionar. Além disso, a liberdade também faz parte do pacote, já que será possível tomar as próprias decisões, definindo todo o roteiro, quais lugares serão visitados e assim por diante.

Complementando este mundo de possibilidades, a chance de conhecer novas pessoas e de buscar a paz em cenários propícios para a tranquilidade também embarcam nas viagens de quem quer explorar sozinho não apenas as paisagens encontradas pelo caminho, como também o seu eu interior. Curtiu a ideia? Então, conheça os destinos brasileiros capazes de encantar os turistas que viajam só e se renda a este estilo de viagem!

São Thomé das Letras – MG

Mística e misteriosa como poucas cidades brasileiras, São Thomé das Letras é o ponto de encontro para pessoas mais ligadas à espiritualidade e que querem aproveitar a beleza dos cenários ali encontrados para meditar ou simplesmente relaxar. Conhecida como a Cidade das Pedras, abriga rios, cachoeiras e formações rochosas, que serviram de palco acontecimentos que mexem com o imaginário do público. São muitas lendas e histórias passadas de geração e geração, responsáveis por aumentar o encanto natural da região.

Em São Thomé das Letras, o viajante independente encontra paz e tranquilidade.

Na cidade, erguida sobre o pico de uma montanha em plena Serra da Mantiqueira, as principais atrações turísticas foram construídas com pedras extraídas nas redondezas. Sem argamassa, as edificações erguidas ainda no século 18 resistiram ao tempo. O roteiro deve incluir passeios às grutas, cavernas e morros de onde é possível acompanhar o belo pôr-do-sol, espetáculo garantido diariamente.

Ao viajar sozinho para São Thomé das Letras, o turista é facilmente acolhido pelos moradores locais, vivendo assim uma experiência incrível, inesquecível.

Itacaré – BA

A cidade de Itacaré fica ao sul de Salvador, na Costa do Coco. Sua formação geológica pode ser definida como privilegiada, assim como sua história. Em uma região repleta de praias, margeadas por morros, os quais são cobertos por coqueirais, fica a pequena cidade, cujo centro ainda mantém os vestígios do período colonial, com as casinhas antigas e o clima de vila de pescadores.

Na Bahia, não faltam lugares que podem ser explorados por turistas que viajam sozinho.

Dessa forma, o cenário paradisíaco se une à atmosfera acolhedora, intensificada pela hospitalidade dos baianos que ali vivem. De bom humor, com muita humildade e simpatia, os itacareenses recebem os viajantes e podem facilmente serem adotados como companheiros de viagem. Por isso, o pequeno município praiano é muito procurado por quem quer viajar sozinho, sem deixar de aproveitar as possibilidades eco turísticas para explorar a natureza e os guias locais para conhecer e se familiarizar com a história do destino.

Canoa Quebrada – CE

Uma cidade praiana onde faz calor o ano todo, com dias de sol em qualquer estação e cenários apaixonantes. Assim pode ser descrita Canoa Quebrada, indicada especialmente aos viajantes independentes que querem curtir noites animadas, aproveitando cada momento para entrar em contato com a cultura local. A 165 km de Fortaleza, o local foi descoberto pelos hippies durante a década de 70 e deste então atrai turistas que chegam com a expectativa de encontrar um pedacinho do paraíso em terra e saem de lá surpreendidos com a beleza exuberante sem igual.

Canoa Quebrada é o paraíso, especialmente aos que querem paz e sossego em meio a belas paisagens.

Ao longo do dia, o tempo pode ser aproveitado para participar de excursões em veículos 4×4, durante os quais o turista conhece as curiosidades e os principais fatos históricos da região. À noite, a agitação acontece na única grande rua da cidade. Ali, restaurantes, bares e casas noturnas abrem suas portas e fazem a verdadeira festa, conhecida como A Noite da Broadway. O nome é uma alusão a uma das avenidas nova iorquinas mais conhecidas no mundo, e faz jus à badalação norte americana.

Com todas essas qualidades, Canoa Quebrada é um dos destinos brasileiros mais completos para quem quer passar dias longe da rotina.

Ilha do Mel – PR

Para entrar na Ilha do Mel, é preciso fazer uma reserva prévia, já que o número de turistas é restrito. A medida foi criada para manter a tranquilidade local e para preservar as belezas naturais encontradas em abundância neste pedaço de terra encontrado no litoral paranaense.

A ilha procurada mais por casais, também tem atrações indicadas para quem viaja sozinho.

As pousadas da Ilha do Mel proporcionam o clima necessário para contemplar a paisagem, garantindo ainda atividades nas praias e nas construções históricas ali encontradas. Como é um lugar tipicamente romântico, é comum ser o destino de casais em lua de mel. Por isso, deve ser visitado apenas por viajantes independentes que estão de bem consigo mesmos, solteiros ou não. O contato com gente nova pode ser feito durante as excursões e mesmo nas áreas compartilhadas das pousadas. A pequena fortaleza, o farol e as grutas entram no roteiro dos turistas, que voltam de lá maravilhados ao conhecer cada um destes lugares, sem falar na paz de espíritos e energia renovadas.

Paraty – RJ

Os prédios históricos, as praias e a intensa vida cultural que toma conta da cidade fazem de Paraty um dos destinos brasileiros mais charmosos, independente do objetivo da viagem. Em qualquer época do ano, a cidade recebe turistas dispostos a explorar suas belezas naturais, acompanhados por guias e excursões promovidas pelas agências locais, reservando ainda um espaço todo especial aos que querem tranquilidade e viajam para enriquecer sua bagagem cultural.

Paraty tem roteiros para todos os gostos e idades.

Na rota turística, o destaque fica por conta das igrejas centenárias, das inúmeras lojas de artesanato, das casas de cultura e, claro, das praias – umas mais afastadas e praticamente selvagens, outras mais movimentadas, mas todas incrivelmente belas. Tudo isso sem falar nas trilhas feitas em mata fechada.

Se o medo e a falta de destinos seguros ou com atrações turísticas eram empecilhos para você embarcar na experiência de viajar sozinho, esqueça estes obstáculos e comece agora mesmo a programar a sua viagem independente! Topa o desafio?

Crédito das imagens: Shutterstock.com e Stockbrazil.com.br

Comentários