10 lugares para ver o pôr-do-sol no Brasil

.
admin admin em 05/12/2014


A inspiração provocada pelo entardecer é tanta que o efeito das luzes de quando o sol se põe já foi retratado por artistas dos mais variados estilos e incontáveis vezes. A verdadeira obra de arte assinada pela Natureza, porém, só pode ser admirada em sua plenitude ao vivo e em lugares estratégicos, encontrados em um número privilegiado em nosso país, para a alegria dos apaixonados pelas cores do crepúsculo que antecede a noite. Pensando na magia destes momentos, o post de hoje traz os melhores lugares para ver o pôr-do-sol no Brasil e um motivo a mais para você querer viajar: o contato único com a beleza deste instante. Veja e descubra!

1. Pôr-do-sol do Jacaré – Cabedelo

por-do-sol-jacare

Do ladinho de João Pessoa, fica a praia do Jacaré, onde, todos os dias, o entardecer garante um espetáculo único, animado ainda pela apresentação do Jurandy do Sax. Minutos antes de o sol tocar o horizonte, o músico embarca em um pequeno barco e inicia sua homenagem à natureza, tocando uma canção envolvente e emocionante. Depois que o sol desaparece, a música continua e a animação toma conta dos restaurantes, barracas, lojas e feira de artesanato que acontecem no local. Uma festa imperdível e inesquecível.0

2. Praça do Pôr-do-sol – São Paulo

Ponto de encontro para quem quer contemplar o entardecer de um ângulo privilegiado, a Praça do Pôr-do-sol apaga qualquer vestígio da cidade grande e da megalópole que corre frenética lá fora. No entorno da praça, há poucos prédios e sua localização no Alto dos Pinheiros faz com que o final de tarde fique ainda mais bonito, não importa a época do ano.

3. Pedra do Arpoador – Rio de Janeiro

Ver o pôr-do-sol da Pedra do Arpoador já é um ritual no Rio de Janeiro.

A Cidade Maravilhosa está cheia de lugares que parecem ter sido criados especialmente para contemplar a beleza do pôr-do-sol. Um destes lugares é a pedra do Arpoador. Lá, a magia contagia os espectadores, que aplaudem assim que o sol desaparece no mar, para agradecer a magia do momento inesquecível e indescritível – só participando do espetáculo será possível sentir toda a sua energia e encantamento.

4. Jardim Botânico – Curitiba

Dias de sol são pouco frequentes na capital paranaense e é justamente esta escassez que deixa tudo ainda mais bonito. Quando o grande astro dá o ar da graça, os curitibanos invadem os parques da cidade e correm para reservar o melhor lugar para prestigiar a raridade. No Jardim Botânico, principal cartão postal de Curitiba, as pessoas se sentam diante da imensa estufa, e veem as cores do entardecer deixando tudo ainda mais bonito.

5. Lago Guaíba – Porto Alegre

Na orla do Lago Guaíba, moradores e turistas param para assistir o pôr-do-sol.

Em torno do Guaíba, são realizadas várias atividades ao longo do dia, mas o grande destaque fica para o anoitecer, quando locais e turistas param para apreciar o show de luzes que ilumina as águas do lago e embeleza ainda mais a paisagem. O espetáculo pode ser acompanhado de vários pontos na margem do lago, um convite irrecusável, não importa em qual parte da orla esteja o espectador.

6. Estação das Docas Belém

 

A capital paraense é uma das portas de entrada para Floresta Amazônica e é também dona de um lugar pra lá de especial para contemplar o pôr-do-sol. Na Estação das Docas, as paredes de vidro deixam ver o colorido que toma conta do céu e das águas no antigo porto de Belém. O espaço reúne o melhor da gastronomia, cultura e da arte local, garantindo um passeio bem aproveitado, tanto antes do sol se pôr, quanto depois.

7. Jericoacoara – Ceará

O entardecer em Jericoacoara é sempre mágico!

Toda a cidade de Jericoacoara é palco perfeito para o sol se despedir do dia em grande estilo. As cores do pôr-do-sol pintam toda a cidade e são refletidas nas águas de suas praias tranquilas. No entanto, existe um cantinho ainda mais especial para prestigiar o espetáculo: a duna do pôr-do-sol, que fica do lado esquerdo da orla da praia que dá nome ao destino.

8. Pedra da Gávea – Rio de Janeiro

Mais uma vez, o Rio de Janeiro! Impossível não indicar a Pedra da Gávea em uma lista que mostra os melhores lugares para ver o pôr-do-sol no Brasil. Do alto do maior monólito (monumento de uma pedra só) à beira-mar no país, os aventureiros que topam o desafio de explorar a trilha que dá acesso à Pedra, recebem uma recompensa incrível, única e inesquecível.

9. Fernando de Noronha – Pernambuco

O pôr-do-sol deixa Fernando de Noronha ainda mais bonito.

Quem tem o privilégio de passar uma temporada descobrindo as encantáveis belezas de Fernando de Noronha não pode deixar de admirar o pôr-do-sol, independente de sua localização no arquipélago. Para uma experiência mais incrível, turistas que já presenciaram o espetáculo indicam o Forte São Pedro do Boldró como melhor lugar para ver o entardecer, de onde é possível avistar a Baía do Sancho, de um ângulo único e inesquecível.

10. Chapada Diamantina – Bahia

Em qualquer um dos cânions encontrados na Chapada Diamantina, é possível admirar a beleza do pôr-do-sol em todo o seu esplendor. O grande destaque, porém, fica por conta do Morro do Pai Inácio, de onde é possível avistar a grandiosidade da Chapada e suas incontáveis formações rochosas que tomam conta da paisagem. Como o lugar é mais afastado, a dica é fazer o passeio acompanhado e sempre munido de equipamentos como lanternas.

A beleza destes lugares é ou não é um motivo a mais para viajar?

Crédito das imagens: Shutterstock.com

Comentários